FS Advocacia

Enviei o lance errado. E agora?

Enviar o lance errado em uma licitação pode ser um grande problema, mas existem medidas que você pode tomar para tentar corrigir a situação e minimizar os danos.

1. AGIR RÁPIDO É FUNDAMENTAL.

O tempo para agir varia de acordo com o sistema da licitação. Em alguns casos, você pode ter apenas alguns segundos para cancelar o lance, enquanto em outros, pode ter até alguns dias.

Na dúvida, consulte o edital. No edital da licitação pode ter informações sobre o prazo para correção de erros e o procedimento a ser seguido.

Se o sistema não permitir o cancelamento, tente entrar em contato com o pregoeiro o mais rápido possível e explicar o erro. O pregoeiro pode ter a possibilidade de cancelar o lance manualmente, de acordo com as regras da licitação.

Normalmente as regras de conduta sobre como agir nessas ocasiões constam detalhadamente no próprio edital de licitação, então é importante conferir as regras de cancelamento ANTES de iniciar a disputa.

2. ASSUMA O ERRO E APRESENTE SUA PROPOSTA CORRETA.

Se não for possível cancelar o lance, seja honesto e transparente com o pregoeiro. Explique o erro que você cometeu e apresente sua proposta correta o mais rápido possível.

A nova proposta deve ser enviada dentro do prazo estabelecido no edital e atender a todos os requisitos da licitação, caso contrário, você cancelará seu lance errado e ainda perderá seu contrato!

3. CONSEQUÊNCIAS.

Além da perda do contrato, enviar o lance errado pode resultar em penalidades, como impedimento de participar de futuras licitações ou multa. As penalidades variam de acordo com a legislação e as regras da licitação.

De todo modo, manter o lance ofertado e tentar operar em prejuízo pode ser ainda pior, então tome cuidado na decisão.

4. CONCLUSÃO.

Na dúvida de como agir ao enviar o lance errado?

Procure o advogado especialista em licitações e contratos públicos e não perca mais um contrato apenas por ter enviado o lance errado.

FS Advogados – Licitações & Empresas
Advocacia especializada em empresas que vendem para o Governo.

Siga-nos no Instagram e acompanhe diariamente nossos conteúdos sobre licitações e contratos: https://www.instagram.com/fsadvogados.licitacoes/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *